Implantação do programa de segurança rural no município é resultado de parceria entre Earth Brasil, Sindicato Rural, Consep e Polícia Militar.
A Earth Brasil é a empresa de geoprocessamento responsável pela idealização e desenvolvimento do programa de segurança rural Rede de Fazendas Protegidas, que já alcança hoje cerca de 250 cidades brasileiras.
A integração das cidades ao programa visa garantir mais proteção e segurança para as famílias que vivem na zona rural. Já a alguns anos, a empresa vem mapeando a zona rural, e desenvolvendo um grande banco de dados real que envolve não somente localizações precisas, mas também diversos tipos de informações.
“Em julho de 2018, atingimos a marca de 300 mil propriedades rurais cadastradas em 234 municípios de Minas Gerais, estado pioneiro na implantação do programa, viabilizado normalmente em parceira com Polícia Militar, Sindicatos Rurais, órgãos ligados à área e Prefeituras”, informa o diretor da Earth Brasil, Plinio Pereira.
A previsão é de que, até o final deste ano, 50% de toda a área rural de Minas Gerais esteja mapeada e integrada ao Programa Rede de Fazendas Protegidas.
Em Araguari, no Triângulo Mineiro, a parceria que integrará a cidade ao programa está sendo viabilizada pelo Sindicato Rural do município, Consep – Conselho de Segurança Pública Rural e Polícia Militar.
Como funciona na prática
Segundo o diretor da Earth Brasil, o objetivo primordial do programa é oferecer proteção no campo e evitar o êxodo rural. “Sem segurança, há uma tendência à migração, especialmente, do pequeno produtor para as cidades. E sabemos que cerca de 70% do que se consume no Brasil vem das pequenas propriedades. Desse modo, vemos o Programa como um aliado não só da segurança física e patrimonial do produtor rural, mas também da segurança alimentar no Brasil”, diz.
Os dados coletados pela Earth Brasil são disponibilizados em um software em que a Polícia Militar passa a utilizar para realizar atendimentos na zona rural.
“A cada produtor rural da cidade integrada ao Programa é disponibilizado o número código de sua propriedade. Esse número passa a ser o endereço da propriedade, pois nele estão localizadas as coordenadas geográficas da sede da propriedade e é isso que vai proporcionar o atendimento por parte da Polícia Militar e/ou Samu, ambulância, bombeiros, em menor tempo devido à utilização de navegação em sistema de GPS para a localização”, detalha Pereira.
Resultados e mais novidade
Dados oficiais da PM comprovam a redução de até 60% da criminalidade em algumas das localidades onde o Programa está funcionando, chegando a 100% em alguns municípios. E para aprimorar ainda mais o acesso do produtor aos benefícios do programa, a empresa acaba de desenvolver e disponibilizar gratuitamente na internet um aplicativo chamado APP Earth Brasil, que funciona da seguinte forma: ao produtor cadastrado do município integrado à Rede, é disponibilizada a utilização do APP Earth Brasil, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store do celular e que oferece Botão de Pânico para situações de emergência: pedido de socorro médico ou crime. Quando a pessoa aperta o botão no aplicativo do celular, Polícia Militar e/ou Samu são acionados e recebem a localização precisa do chamado instantaneamente.
Mais sobre a Earth Brasil
É uma empresa de geoprocessamento/georeferenciamento com sede em Uberlândia (MG) e atuação em todo Brasil. Atende órgãos públicos e empresas, oferecendo diversos serviços, com destaque para áreas de: Segurança Rural (Rede de Fazendas Protegidas); Logística, por meio da qual desenvolve projetos exclusivos para clientes; e Telemarketing: a empresa é pioneira na oferta deste serviço, para o qual possui departamento especializado no Agronegócio, com vistas a conectar mercado ofertante e comprador com custo-benefício diferenciado para ambos. Para saber mais, acesse:
? www.earthbrasil.com.br
? www.facebook.com/earthbrasil1
? www.instagram.com/eartbrasiludi
Mais informações: Michele Borges / (34) 9.9630-8242 / michele@cicloassessoria.com